logo

SAIA JUSTA

Ex-prefeito é envolvido em explicação de denúncia feita por vereadora de Araputanga

Administração pública solicitou informações sobre acusações de recebimento indevido apontados em Sessão Legislativa do último dia 30 de agosto.


Por Redação Popular Online

Imagem ilustrativa. (Foto: Arquivo Popular Online)

O ex-prefeito de Araputanga (a 345km de Cuiabá) e ex-deputado estadual por Mato Grosso, Airton Rondina Luís — Português, denunciado por receber propina em esquema de “mensalinho”, foi envolvido em explicações de denúncia apresentada pela vereadora Sandra Lopes (DEM).


Em Sessão Ordinária, realizada na segunda-feira, dia 30 de agosto, a legisladora apresentou acusações alegando que servidores do município teria recebido dinheiro de produtores rurais para patrolamento de estradas. Diante da gravidade do fato, a gestão municipal oficializou a vereadora solicitando informações sobre o caso. “Fizemos o pedido para saber a verdade e tomar as devidas providências, pois, prezamos pela honestidade e transparência de nossa gestão”, informou o prefeito Enilson de Araújo Rios (Solidariedade).


Na última quarta-feira, 22 de setembro, através de ofício encaminhado ao prefeito, a vereadora informou que o possível pagamento, supostamente considerado indevido, teria sido realizado por proprietários de terras rurais localizadas na comunidade de Farinópolis. Sandra Lopes aponta que o ex-prefeito de Araputanga, Português, o atual vereador Sebastião Barbosa de Melo — Tião Barbosa (Solidariedade), e um terceiro suspeito pagaram uma quantia total de R$ 3.600,00 (três mil e seiscentos reais), pagamento que, segundo a parlamentar, teria sido efetuado a servidores da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura.


O ex-prefeito e ex-deputado, Airton Rondina — Português, confirmou a informação. Contatado, o vereador Tião Barbosa negou ter efetuado o possível pagamento. “Irei registar um Boletim de Ocorrência na polícia, para que a vereadora apresente provas dessa acusação”, disse o parlamentar acusado por Sandra Lopes.


A redação Popular Online entrou em contato com o secretário de Obras e Infraestrutura do município de Araputanga, Dalvan Nonato Alves, que informou ter realizado o registro de um Boletim de Ocorrência (B.O) junto a Polícia Judiciária Civil do Estado de Mato Grosso (PJC-MT), para que as acusações sejam esclarecidas e possa prevalecer a verdade.

 

Assista ao vídeo das acusações apresentadas pela vereadora em Sessão Ordinária, realizada no dia 30 de agosto. (Clique aqui).


Entre no grupo do Popular Online no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI)


EDUCAÇÃO SUPERIOR

Mato Grosso teve 7,7 mil aprovados no Sisu 2026

Estado preencheu 97% das vagas ofertadas. Ao todo, mais de 1,8 milhão de pessoas se inscreveram no Sistema de Seleção Unificada. O bacharelado em medicina, da Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado (UNEMAT), foi o curso mais concorrido


BLACK FRIDAY E NATAL

Transações nas máquinas de cartões do Sicredi registram recorde

Transações somadas nessas duas datas ultrapassaram R$ 15 bilhões, com crescimento em todas as modalidades de pagamento


ELEIÇÕES 2026

Advogada cacerense é lançada como pré-candidata a deputada federal pelo Novo

O Partido Novo definiu, em reunião realizada nesta quarta-feira (04), que a advogada cacerense Débora Pacheco será a representante da sigla em Cáceres nas eleições de 2026 como pré-candidata a deputada federal. A decisão redireciona o projeto inicial, que previa uma disputa por vaga na Assembleia Legislativa, e passa a concentrar esforços na busca de votos em toda a região...

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.